quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Grávida ao volante

Até quando eu posso dirigir na gravidez?

Está aí uma pergunta que recebo muito aqui no blog e nos atendimentos da Consultoria. Quando estava grávida, perguntei isso ao meu Obstetra e, pra confirmar a informação que ele me passou (afinal, lá se vão 3 anos), entrei em contato com outros médicos, pois passar a informação certa pra vocês é minha meta e meu compromisso.

E é assim, gravidinhas:

Em princípio, a gestante pode dirigir até quando a barriga encostar no volante. Encostou? Hora de parar.

Mas e se não encostar? (comigo aconteceu isso. Cheguei até o final da gestação dirigindo normalmente e minha barriga não tocava no volante). Isso varia desde o tamanho da barriga até a forma como a mulher dirige (meu caso).

Se a barriga não encosta no volante, a gestante pode dirigir normalmente, sem contra-indicações.

Porém, essa tranquilidade toda é até você completar 36 semanas. A partir daí, não é proibido dirigir, mas se for possível evitar, melhor. Seja a motorista se realmente não tiver outro jeito.

Por que esse cuidado? Porque a mulher pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento e, se estiver dirigindo, os riscos de um acidente são imensos.

E, claro!! Essas informações e esses prazos são para gestações sem complicações, sem riscos. Se sua gestação tem alguma restrição, o cenário muda completamente e dirigir pode tanto ser liberado quanto ser totalmente proibido.

E, super importante: o cinto de segurança nunca deve ser usado por cima da barriga, ok? Sempre por baixo, deixando o bebê livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário