quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mãe precisa se gostar

Sim, logo depois do parto, nós ficamos tão exaustas que a última coisa que passa pela nossa cabeça é perder tempo se cuidando. Super normal!

Durante todo o primeiro ano do bebê, as coisas vão entrando no lugar, a rotina começa a fazer efeito, o cansaço continua, mas a exaustão vai embora e, aos poucos, passamos o olhar pra nós mesmas novamente. E o pensamento que vem imediatamente na nossa cabeça é: Meu Deus!! Quem é essa mulher?

Daí bate um desespero, um sentimento de que nunca mais nós seremos como antes, uma sensação de que envelhecemos 10 anos em meses.....sim, você não está sozinha, mamãe.

É bem nessa hora que as coisas começam a mudar. Para algumas mães, é bem cedo, logo depois do primeiro trimestre do bebê (que é o mais difícil). Para outras, demora um pouco mais, cerca de 2 anos. Mas em média, a nossa ficha cai quando o bebê está perto de completar seu primeiro aninho (ou logo depois que completou - geralmente, depois que a mãe vê as fotos do aniversário de 1 ano).

O fato é que, com raríssimas exceções, toda mulher passa por isso ao se tornar mãe. Nós mudamos muito com a maternidade e, dificilmente voltaremos a ser exatamente como éramos antes da gravidez. Até porque, mudamos de dentro pra fora, né?

Mas então, como voltar a se cuidar? Agora o tempo é menor, a disposição é menor, as prioridades são outras. Reuni algumas dicas aqui. Não precisa fazer tudo de uma vez só. Pode ir mudando as coisas aos poucos, conforme a vontade for pintando e a disposição for aumentando.

Vou citar exemplos e contar como foi comigo também, ok? Retomei os cuidados comigo depois da festa de 1 aninho do lindão.

Faça o que você gosta: essa precisa ser a primeira atitude, pois ela muda tudo!! Pense bem: o que você amava fazer antes de ser mãe? Ler? Aplicar uma máscara no rosto enquanto relaxa na cama por 10 minutinhos? Dançar no chuveiro em um banho mais demorado? Sair pra tomar um café com a melhor amiga? Andar sem rumo pelo shopping? Dar uma caminhada na esteira? Enfim...algo que sempre te fez muuuito feliz e que foi deixado de lado nesse período conturbado.
Eu: no meu caso, foi retomar a atividade física. Como não tinha com quem deixar o lindão, ele ia no carrinho e eu dava voltas e mais voltas.

Fique com você mesma: não precisa de muito tempo não. Ficar de pernas pro ar no sofá enquanto o pai dá banho no pequeno, aproveitar a hora do cochilo do bebê pra ver um episódio daquela série que você tanto ama, .....
Eu: sempre aproveito a hora do banho do lindão pra fazer absolutamente nada. Deito no sofá ou na cama, fico olhando pro teto ou conferindo as redes sociais.

Pratique uma atividade física: não precisa voltar com tudo para a academia. Até porque, o nosso tempo fica mais curto, né? Volte aos poucos, conforme sua agenda (e sua disposição) permitirem.
Eu:  como comentei antes, voltei a me mexer nas caminhadas. Depois que ele foi para a escolinha, passei a frequentar a academia no meu prédio. O que dá pra fazer é de 30 a 60 minutos de atividade, mas me dá um gás maravilhoso ter esse tempo pra mim.

Curta o maridão: sim, ficamos muito cansadas, mas merecemos um carinho, né? Antes de ser mães, somos mulheres e devemos sim continuar namorando nosso parceiro. Escolham uma vez na semana pra saírem, nem que seja só pra um cafezinho de 30 minutos. Mas saiam, conversem de outros assuntos que não os filhos e a casa. Se não tiverem com quem deixar os pequenos, esperem eles dormirem e assistam algo bacana na TV, ou aquele filme que vocês estão querendo ver há tempos....sei que não é sempre possível ou fácil, mas é tão importante que vale a pena!
Eu: por aqui, pelo menos uma vez na semana nós temos o nosso tempinho. Ou assistindo às nossas séries preferidas depois que o lindão dorme ou pegando um cineminha ou jantando fora enquanto ele fica com os avós.

Alimente-se bem:  a gente come correndo, né? Mesmo sem os pequenos por perto, parece que estamos competindo pra ver quem come em menos tempo. Como sentar e comer tranquilamente é quase um luxo, atente para a qualidade dos alimentos. Faça o possível pra comer o que te faz bem ao invés de sempre atacar o armário das guloseimas por ser mais prático. Dá pra ser rápido e prático com frutas, castanhas, barrinhas de cereais, gelatina, biscoitos integrais, etc. Sua saúde agradece.
Eu: depois de tomar um susto ao subir na balança e ver que tinha engordado 10kg com o final da amamentação, tomei jeito e passei a prezar pela qualidade dos alimentos. Ainda estou longe de estar no meu peso ideal, mas dando preferência aos alimentos "de verdade". Confesso que às vezes dá uma super preguiça de preparar um lanchinho saudável. Pra esses momentos, tenho bolachas integrais, frutas e iogurte sempre à mão.

Permita-se pequenos momentos de gula: falando em comida, deixe-se levar pela gula vez ou outra. Atacar aquele pedaço de bolo de chocolate sem culpa, sem pensar nas calorias. Ou, na saída com o maridão, rolar uma pizza bem cheia de queijo e um bom vinho pra acompanhar. Esses pequenos prazeres fazem um bem danado para a alma da gente!
Eu: vez ou outra me permito meeeeeeesmo comer sem neuras e sem pensar no dia de amanhã. Ficar bitolada em dieta, em comida saudável e do bem, nos torna anti-sociais.

Cuide da sua aparência: faça as unhas, corte o cabelo, pinte os fios, faça algum tratamento estético, ......, o que importa é ter esse tempinho pra se cuidar. Mesmo que seja algo bobo, como fazer as unhas no salão, já dá uma bela renovada na nossa energia, né?
Eu: nunca deixei de fazer as unhas. Mesmo depois que o lindão nasceu, faço a cada 15 dias, com algumas exceções, claro. É um carinho que me dou a cada duas semanas. O esmalte não dura quase nada hoje em dia, mas compensa mesmo assim. Ir ao salão, tomar um capuccino, tratar das mãos e dos pés, esfoliar, hidratar......nossa!! Como é bom!

Não abandone os cremes: algo que faz um bem enorme para a auto-estima é passar um creme pelo corpo. A gente se sente bem por estar se cuidando. Não dispense! Está corrido? Apele para as versões que podem ser usadas durante o banho. O mesmo vale para o cabelo.
Eu: mais uma coisa que mantenho desde sempre. Esqueci dos cremes no primeiro trimestre, pois só queria dormir, mas logo retomei meu ritual, usando um creme de banho no inverno e um hidratante antes de dormir no verão. O hidratante está sempre no meu criado-mudo. Deito na cama e já passo no corpo todo. Rápido e delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário