quinta-feira, 23 de abril de 2015

Por que me realizei ficando em casa?

{Dúvidas das leitoras}

* Antes de começar o post, quero dizer que não tenho absolutamente nada contra quem trabalha fora, ok? Conheço inúmeras mães maravilhosas que passam o dia todo fora, mas sabem aproveitar como ninguém o tempo que têm ao lado dos filhos. Ficar em casa foi uma decisão minha e do maridão. É algo que EU achei melhor. Eu achar melhor não significa que é o certo a fazer. Significa que é o certo pra NÓS (minha família e eu).

*******

É imensa a quantidade de emails que recebo quase que diariamente de mães que escolheram ficar em casa depois que os filhos nasceram (e de mães que estão pensando em fazer isso).

Todas me perguntam as mesmas coisas e, por isso, achei bacana transformar as respostas em post. Espero que vocês gostem e, principalmente, que eu possa ajudar quem está cheia de dúvidas:

Quando você percebeu que era preciso ficar em casa?
Assim que engravidei. Já trabalhava em casa na época, o que, de certa forma, facilitou a decisão. Mas assim que descobri a gravidez, sabia que não conseguiria passar o dia longe do baby. Depois que ele nasceu, essa certeza só aumentou.

Por que abriu mão da carreira?
Tenho certeza de que, trabalhando fora, não me sentiria bem nem no trabalho, nem em casa. Cada um teria só metade de mim. Estaria sempre com a cabeça em outro lugar (no trabalho, pensaria no bebê e em casa, pensaria no trabalho).

O que te faz achar que ser mãe em tempo integral é melhor?
Os exemplos que vejo no meu dia a dia. Pessoas que convivem comigo. Amigos, parentes e conhecidos. A diferença de cabeça, de comportamento, de vida, é gritante entre os que foram criados pela mãe e os que não foram.

Como se sente passando os dias em casa sozinha com o bebê?
Alguns dias são extremamente cansativos, mas na imensa maioria, me sinto muito bem e feliz. É tanta coisa pra fazer que simplesmente não tenho tempo de ficar me lamentando ou de me sentir chateada por estar sozinha.

Quem cuida da casa pra você?
Ninguém. Cuido sozinha da casa.

Como dá conta?
Com planejamento e organização, é possível dar conta de tudo na vida. Tenho dia e horário certos pra fazer cada atividade. E faço o possível pra não deixar nada acumulado. Por exemplo: lavar louças. Procuro ir lavando conforme cozinho. O que sobra sujo, é o que usamos durante as refeições. Assim que tiro a mesa, já lavo tudo pra não ter que voltar para a cozinha depois. O trabalho com o blog, a loja e o serviço de Personal Mommy fica reservado para o período da tarde, que é quando o lindão está na escola. E o foco é fundamental. Se estou com o bebê, estou com o bebê. Não me permito ficar trabalhando nessa hora.

Sente falta de trabalhar fora?
De trabalhar fora não, mas sinto falta da convivência e do papo "não materno". De pensar em outra coisa que não seja o mundo da maternidade, entendem? Amo isso. Amo tanto que até escolhi trabalhar com isso, mas não dá pra negar que de vez em quando bate aquela vontade de falar com outra pessoa sobre o mercado ou o público-alvo de uma campanha.....rsrsrsrs.......

Como ficou o orçamento familiar?
Mais apertado, claro! Mas fizemos as contas, colocamos tudo no papel e vimos que valeria a pena. Pra quem quiser tentar o mesmo, é o seguinte:

- Separe duas colunas e faça o detalhamento das despesas que vocês terão com a mulher trabalhando fora + o valor líquido do salários dela (já com os descontos).
- Separe mais duas colunas. Dessa vez, liste os prós e os contras de ficar em casa e os de trabalhar fora.

No meu caso, trabalhar fora não compensaria nem financeiramente nem pessoalmente (a lista dos prós pra ficar em casa foi imensamente maior)

Exemplo: pra trabalhar fora, ganharia mais, porém, teríamos gastos com: escola do lindão em período integral + diarista pra fazer a faxina que eu faço hoje em dia + restaurante + roupas e acessórios para o trabalho + gasolina, etc. Além disso, reduziria muuuuuuuito meu tempo com ele, já que nos veríamos só a noite. No fim das contas, dava "seis por meia-dúzia" e ainda sacrificava esse tempo precioso que temos juntos.

Tem esse sentimento de ser "inútil" às vezes?
Infelizmente tenho! Muitas mães me escrevem dizendo que, mesmo trabalhando tanto, se sentem inúteis por não estarem trabalhando fora. E isso é um baita erro, né? Como podemos nos sentir inúteis trabalhando tanto?! Porque vamos combinar, né? Alguns dias são tão corridos que a gente não consegue nem sentar.

Sente que está desperdiçando sua vida?
Jamais!!! Me sinto extremamente feliz com essa decisão. Dias difíceis acontecem, mas eles acontecem em todo tipo de trabalho, seja em casa ou não. Quando passo por momentos duros, sinto que pelo menos estou passando por eles pelo melhor motivo que existe.....minha família. Daí tudo fica mais calmo e claro.

Essa era a vida que você sonhou pra você?
Pelo contrário! O que sonhava antes era totalmente diferente de tudo o que vivo agora. E agradeço a Deus por isso! Eu sonhava em ser uma mulher independente, jamais casar e muito menos ter filhos. Pensava em focar na carreira e mais nada! Hoje vejo o quanto seria solitária e infeliz se tivesse optado por este lado mesmo.

Se sente verdadeiramente feliz?
Sim!!! Imensamente!

Do que se arrepende?
De não ter começado um negócio próprio logo. Esperei o baby começar a frequentar a escolinha, mas hoje percebo que não precisava ter esperado tanto. As sonecas deles são um tempo bacana pra gente focar em outras coisas.

Compensa?
Nossa!! E como!! Ter sido a primeira a ver todas as etapas da evolução dele não tem preço. Eu que dei o primeiro suquinho, eu que preparei a primeira papinha doce, eu que fiz a primeira papinha salgada, eu que dei praticamente todas as primeiras refeições dele (às vezes o papai tinha essa honra - hehehehe), eu estava lá quando ele engatinhou pela primeira vez, eu estava ao lado dele quando tomou coragem de andar sem apoio, eu estava perto quando levou o pior dos seus tombos, eu estava ao lado dele sempre que ficava doentinho, eu ensinei ele a brincar com as bolas, os carrinhos, a curtir o parquinho, a pisar na grama descalço, eu presenciei cada primeira palavra e - agora - frase, e por aí vai!! Estar ao lado deles em cada um desses momentos é algo inacreditavelmente bom!

Pretende voltar a trabalhar fora um dia?
Talvez mude de opinião no futuro, mas não tenho essa vontade não. Ter o meu tempo, fazer o meu horário, trabalhar só pra mim, viver em um ambiente saudável, sem as competições malucas que temos nas empresas hoje!! Isso tudo me faz muito feliz e me dá uma paz indescritível!

Acha que seu filho saberá dar valor a esse sacrifício quando for maior?
Claro que eu espero que sim, mas não faço isso tudo pensando no que ele fará por mim em troca não. Aliás, acho que pensar assim é uma baita sacanagem com eles. Um peso grande demais para ombrinhos tão pequenos. Ter filhos esperando algo em troca é errado na minha opinião. Temos que ter filhos POR ELES e PARA ELES (como comentei nesse post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário