terça-feira, 7 de abril de 2015

As dificuldades da amamentação

{Dúvidas das leitoras}

Como comentei nesse post, a amamentação não foi nada fácil pra mim. Mas por que é tão difícil amamentar? Por que a realidade é tão diferente do que vemos na TV e nas campanhas? O que tem de errado com as mulheres que encontram dificuldade de amamentar?

Não tem nada de errado! Amamentar é muito difícil e, ao contrário do que querem nos fazer acreditar, não é natural ou instintivo. Tanto o bebê quanto a mãe precisam aprender e isso nem sempre acontece logo nos primeiros dias. A pedido de muitas leitoras, fiz um apanhado das principais dificuldades que podem acontecer nesse processo e aponto as soluções. Espero que ajude vocês, mamães e gravidinhas:

Meu seio tem bico invertido:
Já durante a gravidez, use as conchas de amamentação pra começar a formar o bico do seio. Depois que o bebê nascer, continue usando as conchas e, se precisar, amamente com um bico de silicone pra facilitar a pegada.

O bebê está rejeitando o seio:
Evite usar sabonete, cremes ou perfume na região. Qualquer cheiro estranho pode tirar o interesse do bebê, pois acaba disfarçando o cheiro do leite (quando nasce, tudo o que o bebê quer é o cheiro natural da mãe e o do leite materno). Se ainda assim, o bebê continuar não querendo o peito, passe um pouco do seu leite no bico.

O leite está demorando pra descer:
Em primeiro lugar, se acalme. A ansiedade atrapalha muito a descida do leite. Lembre-se de que, antes do leite, existe o colostro, fundamental para a saúde do bebê. Pra estimular a descida, faça massagem nas mamas, principalmente durante o banho. Vale também balançar as mamas para cima e para baixo em movimentos amplos e rápidos. E o mais importante: estimule. Coloque o bebê pra mamar e, se precisar, use a bomba extratora pra aumentar ainda mais o estímulo. Quanto mais o bebê suga, mais rápido o leite desce.

Me sinto muito insegura:
Procure ajuda no Banco de Leite, na maternidade ou com uma profissional. Ter o apoio de alguém especializado no assunto sempre traz mais tranquilidade.

O bebê sempre dorme no meio da mamada:
Isso é super comum, pois mamar dá calor e cansa bastante a criança. Pra ajudar, busque um ambiente arejado pra oferecer o peito e, durante as mamadas, estimule a criança com carinhos nas bochechas, cócegas nos pés, algodão molhado no rosto. Vale também pegar na mãozinha do bebê e esticar levemente o bracinho. Não deixe que ele pegue no sono....evitar o cochilo é mais fácil do que acordar o bebê depois que ele já cochilou no peito.

Meu seio rachou:
Esse é o problema mais complicado, pois a dor nos faz querer jogar tudo pro alto e deixar a amamentação de lado. Mais uma vez, busque ajuda de especialistas pra ver se a pega do bebê está correta. O bico de silicone diminui bastante o desconforto. Use pomadas cicatrizantes e o próprio leite materno. Tome bastante sol diretamente nos bicos dos seios pra aumentar a resistência deles. O creme que me ajudou muuuuito foi o Cicatenol. Foi milagroso! Outra dica pra aliviar a dor é mudar a posição do bebê. Se ele mama na posição tradicional, mude para a inversa ou a em pé.

Meu leite empedrou:
Sempre tire o excesso com a bomba ou a ordenha manual depois das mamadas. Se der febre, faça compressa com gelo pra aliviar e diminuir um pouco a produção. Faça massagem em movimentos circulares em toda a mama e aperte suavemente o bico do seio antes de cada mamada pra ajudar o leite a começar a fluir melhor. Sobre a massagem: faça movimentos circulares com as pontas dos dedos indicador e médio sempre do bico para a base procurando os nódulos e mantendo a outra mão como apoio. Sobre a ordenha manual: coloque os dedos indicador e polegar em forma de “C” no final da borda da auréola (e não no bico) e faça movimentos rítmicos para a saída do leite.

Tenho pouco leite:
Pra aumentar a produção, faça o bebê sugar e utilize a bomba quando ele estiver dormindo. Lembre-se: quanto mais estímulo, mais leite. Obs: suco de uva integral e sem adição de açúcar é eficiente pra aumentar a produção de leite.

Sinto muita dor nas costas durante as mamadas:
Use um apoio para os braços e evite ficar curvada. Vale um travesseiro, o braço do sofá ou de uma cadeira e, principalmente, as almofadas de amamentação, que ajudam demais!!

A posição de amamentar é muito ruim:
Não existe posição certa para a mãe. Você amamenta da forma em que se sente mais confortável. No meu caso, era com as pernas cruzadas. Assim, ficava super tranquila pra amamentar o pequeno. Evite amamentar deitada, pois a posição horizontal pode provocar otite no bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário