sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Terrible Twos

A cena é bem conhecida: aquele lindo bebezinho, tão calmo e meigo, de repente se transforma em uma criaturinha nervosa, irritada e capaz de se enfurecer ao ponto de se jogar no chão gritando e esperneando.

Parece familiar? Se você tem filhos entre 18 meses e 3 anos e meio, já deve ter assistido a esse show algumas vezes.

Por aqui, já foram duas vezes.....e só essa semana. Por sorte, todas dentro de casa. Fiquei chocada com a cena e me senti altamente impotente e frustrada por não saber como lidar com aquela situação. Minha solução foi deixá-lo chorar só cuidando pra que não se machucasse.

Depois que acalmou (levou 10 minutos da primeira vez e 3 minutos pra se acalmar da segunda vez), me mantive séria e falei com firmeza que aquilo era muito feio. Nessa idade, nem adianta se esforçar com grandes sermões, mas também não poderia deixar aquilo passar em branco.

Mas o que será que é isso? Estamos fazendo algo de errado? NÃO! Acreditem se quiser, essa é uma fase comprovada pelos Pediatras e conhecida como Terrible Twos ou Os Terríveis Dois. Esse nome se dá pelo fato dessa crise durar por 2 anos (de 1 ano e maio a 3 anos e meio) - UI!!!!

E o que nos resta fazer? Ensinar a criança que aquele tipo de reação é errada. Que a frustração existe, faz parte da vida.  Mostrar que reagir daquele jeito não levar a nada, ou seja: jamais ceder ao que a criança quer naquele momento de birra.

Como diz o Pediatra do meu baby, "show precisa de platéia", portanto, certifique-se de que a criança está segura e deixe que chore e esperneie. Quando acalmar, é hora de conversar e explicar o por que daquilo ser errado - de acordo com a idade da criança, claro. Se conseguir, distraia a criança com outro estímulo, mas isso nem sempre dá certo.

E precisamos ter muuuuuuuuuuuuitas paciência!!! Quase que uma paciência budista!

Pra ajudar, segue texto que retirei do Baby Center com explicações bem claras sobre essa fase tão difícil:

Os primeiros sinais são: a criança insiste em fazer exatamente o que você acabou de dizer que não, ou se joga no chão quando fica muito irritada. A busca pela independência é tanta que às vezes a criança faz escândalo por uma coisa que nem quer de verdade, só para ver se tem o poder de consegui-la. 

Por mais bizarra que seja a situação, é difícil manter a cabeça fria na hora da gritaria. Um bom caminho é ficar por perto do seu filho, deixá-lo chorar e extravasar a raiva, que logo vai passar. Outros preferem distrair a criança com alguma outra coisa. 

Se você estiver num lugar público ou na casa de alguém, leve a criança para algum lugar mais isolado, até que ela se acalme. Guarde o castigo para daqui a alguns meses, quando ela já entender melhor como seguir regras. 

Cuidado com saídas à noite, ou no fim da tarde, perto da hora de dormir. Crianças cansadas são ótimas candidatas a um ataque de birra. Se for sair, procure levar o carrinho e uma comida de emergência para não deixar seu filho muito cansado ou com sono. Pelo menos você diminui um pouco o risco de um escândalo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário