quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A alimentação da gestante

Mais um pedido das gravidinhas aqui no Drops. Elas me escreveram perguntando sobre meu peso na gravidez. Quanto ganhei, como me cuidei, o que que comi, etc. Virou post:

Em primeiro lugar, o que posso dizer é que ter o acompanhamento de uma Nutricionista fez toda a diferença pra mim! Nos encontrávamos 1x por mês e ela me pesava, revia o número de calorias ingeridas e, principalmente, a qualidade dos alimentos.

Até entrar no sétimo mês de gestação, minha alimentação mudou muito pouco em relação ao que era antes da gravidez. O que mudou foi:

- passei a comer com no máximo 2h de intervalo (por causa dos enjoos, não podia ficar de estômago vazio).
- cortei as folhas e passei a comer só legumes cozidos (as folhas, principalmente as servidas em restaurantes, se não forem muuuuito bem lavadas, podem transmitir doenças e bactérias ao feto. Mesmo cuidando da limpeza em casa, preferi não arriscar e cortei de vez).
- doces eram permitidos, mas com muita moderação. No lugar dos 2 quadradinhos de chocolate que comia diariamente depois do almoço, passei a comer só 1. E a preferência sempre deveria ser pelo meio amargo.
- tive que maneirar no chá mate, por causa da cafeína. Tomava todos os dias antes de engravidar na versão gelada. Grávida, só podia tomar 1x por semana.
- o jantar aqui em casa sempre foi um lanchinho básico, mas durante a gravidez, fui orientada a jantar de verdade. Sempre um repeteco do almoço.

Quando completei 7 meses, mantive tudo o que foi relatado acima, mas com pequenas mudanças:

- as porções aumentaram sutilmente: no lugar de duas colheres de arroz integral, comia 3. No lugar de 1 colher de feijão/lentilha, comia 2.
- os doces foram cortados e só podia comer os que fossem Diet. Isso, porque tenho histórico de diabetes na família tanto por parte da mãe quanto por parte de pai. Confesso que essa foi a pior parte, pois é justamente no terceiro trimestre que sentimos mais compulsão por açúcar. Sofri pra caramba!

No mais, muuuuuuuuuuuuita água, suco e frutas sempre que fosse possível. Na rua, comia barrinha de cereais, maçã ou um sanduíche simples. Sempre tinha lanchinhos na bolsa pra manter o estômago forrado. Frutas secas também são uma boa opção, mas precisa cuidar pra que não sejam as versões com açúcar.

Ganhei 10kg na gravidez - e eles foram eliminados em apenas 20 dias, com alimentação e amamentando. É muito difícil segurar a boca durante a gravidez. Tudo nos chama a atenção e estamos constantemente com fome, mas o esforço valeu a pena! Me senti bem durante os 9 meses, sem inchaços, sem dores, sem indisposição, só os enjoos mesmo é que atrapalhavam, mas depois que aprendi a controlar os intervalos das refeições, eles melhoraram muito.

Além disso, fiz caminhadas diárias até os 7 meses. A partir daí, por causa do peso da barriga, passei a fazer hidroginástica (devia ter feito antes, pois achei o máximo!).

Resumindo, conselhos que dou às gravidinhas:

- façam acompanhamento com Nutricionista ou Nutrólogo
- pratiquem atividade física
- comam com qualidade a cada 2h

Nenhum comentário:

Postar um comentário