terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mamãe também precisa se cuidar

Tenho recebido muitos pedidos das mamães do blog pra falar aqui sobre os cuidados com a beleza depois do nascimentos do baby. Muitas comentam que se sentem cansadas demais pra malhar, que não conseguem mais passar aquele coquetel de cremes antes de dormir por estarem morrendo de sono o tempo todo ou por falta de motivação mesmo, já que é triste se olhar no espelho depois do parto (vamos combinar, né?).


A barriguinha, antes charmosa, agora está lá, mole e inchada. Os kg a mais vão sumindo com a amamentação, mas volta e meia ficam alguns pra trás. Algumas mulheres, têm de lidar com as estrias na barriga e quadril. O cabelo começa a cair, a gente fica usando aqueles sutiãs horríveis de amamentação, .... , e por aí vai!

Bom, na minha opinião, o mais importante é aceitar que as coisas mudaram. Vejo pelo emails e mensagens que recebo, que muitas mães têm bastante dificuldade em aceitar isso. Aceitar, por exemplo, que não dá mais pra passar horas e horas malhando na academia. Que não temos meeeeesmo a mesma disposição para os cremes. Que fazer uma máscara de hidratação nos cabelos que precise agir por 20 minutos pode ser um enorme desafio.


Quando aceitamos as mudanças, começamos a ver as novas possibilidades. Possibilidades que nos ajudam a encaixar os cuidados na rotina puxada e a conseguir brechas aqui e ali. Por exemplo:

- No lugar dos mil cremes antes de dormir, aposte em um único (mais poderoso) para o corpo todo. Pra mim, as melhores opções são os que podem ser aplicados no banho, como comentei nesse post. Super práticos, fazem a gente economizar um senhor tempo!

- Para os cabelos, vale o mesmo princípio. Hoje em dia, não é preciso mais ficar muito tempo com o produto agindo. Investir nas ampolas que fazem uma super hidratação em apenas 3 minutos é o que há de prático! O resultado é incrível e você hidrata os fios enquanto lava o corpo.

- Não dá mais pra passar horas e horas malhando, afinal, temos um baby pra cuidar, mas existem soluções! Se matricule em academias como a Curves, que possibilitam treinos de 30 minutos e resultados comprovados. Dedique 1h do seu dia a você e à sua atividade física preferida (vale caminhar, correr, malhar, dançar, etc). Se feita com intensidade, a malhação não precisa de mais do que isso pra fazer efeito.

- Mude o foco: acho importante mudar o foco para a nova realidade. Se antes você conseguia malhar 3 horas por dia e agora só consegue 30 minutos, fique feliz com essa possibilidade, e não frustrada porque nunca mais conseguirá aquele ritmo. Aceitar a mudança de rotina faz tudo ficar mais leve e, inclusive, faz os resultados aparecerem mais rápido. Quando lamentamos e desanimamos, não temos disposição ou motivação pra encarar esse tempinho de atividade com foco e força.

- Tenha tempo pra você: passar 1 hora no salão 1 vez por semana não é nada demais, mamães. Não se culpem. É bom ter um tempo só nosso, pra fazer as unhas, cuidar do cabelo, fazer uma massagem, manter a depilação em dia, enfim.......você aproveita pra descansar a cabeça e o papai aproveita pra ganhar tempo de qualidade com o pequeno em casa.

- Pense na sua saúde: quando você se cuida, tudo fica mais leve. Você fica mais feliz e mais disposta e toda a família ganha com isso. Malhar, mesmo que apenas 30 minutos por dia, vai te dar a agilidade e o ânimo que você precisa pra deitar e rolar nas brincadeiras com os pequenos, afinal, tem que participar, né? Deitar no chão, jogar os baixinhos lá pra cima, correr, ......

- Dê tempo ao tempo: nos primeiros meses pós nascimento, é difícil mesmo voltar a se cuidar. Calma!! Não se cobre tanto. Aproveite esse tempo pra mergulhar no mundo do seu pequeno, pra ficar com ele, pra dormir sempre que conseguir, pra amamentar, enfim, pra ser mãe. Conforme a rotina vai se acomodando, você se sentirá mais disposta e passará a ter horários mais certos pra ir encaixando as atividades no dia a dia progressivamente.

- Alimente-se bem: não só pela saúde do pequeno, que praticamente come o que a mãe come durante a amamentação, mas pela sua saúde também. Pelo que tenho visto, alimentação é tão importante quanto os exercícios pra ganhar um corpo bacana e emagrecer. Está sem tempo pra malhar (ou sem disposição)? Coma bem. Capriche nas frutas, tenha cuidado com os carboidratos e doces e se hidrate o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário