quarta-feira, 26 de novembro de 2014

As mães de hoje sabem se divertir?

Não digo se divertir longe de casa não, naqueles momentos pra curtir o maridão ou numa saidinha com as amigas pra matar as saudades. Digo no dia a dia mesmo.....na vida de mãe!

Essa pergunta vem à minha mente quase todos os dias, pois é praticamente impossível não ver a mesma situação todos os dias, com mães diferentes.....em cidades diferentes......com idades diferentes......com 1 filho.......com 2 filhos........com muitos filhos.......

É tanto stress, tanta cobrança, que as mães estão basicamente se esquecendo de que, ser mãe, também é (ou deveria ser) divertido.

Sim, nós temos uma imensa responsabilidade nos ombros: a de criar um filho e transformá-lo em uma pessoa decente, honesta, esforçada, ética e responsável. Mas peraí, gente!! Isso não significa ficar 100% do tempo cheia de neuras, sem relaxar nenhum segundo sequer!

A criança está ali, na frente da mãe, e ela fica pesquisando enlouquecidamente na internet sobre os métodos de criação, sobre como fazer o filho dormir mais, sobre como alimentar a criança, sobre como falar e se relacionar com o filho! Estuda, estuda, estuda!! E a criança? Ela está ali na frente da mãe, cheia de informações que só a convivência direta vai dar. Pesquisar, ler, procurar.....tudo isso é bom, mas nada substitui o olho no olho, o toque de pele com pele.

A criança não pode nem passar perto de um docinho. Só pode comer frutas frescas, orgânicas, praticamente tiradas na hora do pé. Legumes e vegetais? Só vão para o prato depois de um criterioso processo seletivo, afinal, é preciso calcular exatamente a quantidade de vitamina A, B, C............, V, X e z que estarão no prato naquele dia. Carne vermelha? Só 2x na semana.....e se a criança não gosta de carne branca? Stress total na hora da refeição, afinal, não se pode mudar o plano.

Os dentes estão nascendo e a criança parou de aceitar comida sólida?! Nossa!! É o fim do mundo, afinal, já estava tudo pronto, Deus me livre de ter que mudar o almoço para, por exemplo, a papinha amassada com o garfo.

A criança não toma água.....mas não tem outro jeito! Vai ter que aprender, pois não pode tomar suco ou chá! Só a água hidrata de verdade!

A Mãe não conseguiu amamentar! Então bora lá se unir para apedrejar essa desnaturada, que não tentou se esforçar nadinha pra ser mãe de verdade. Ou então, vamos nos unir contra aquela mãe que ousou reclamar um pouquinho do fato de ter acordado trocentas vezes de madrugada.

Olha! É cada absurdo que fico chocada!

Atualmente, participo de apenas 2 grupos de maternidade no Face. Todos os dias sinto vontade de sair de ambos, mas prefiro ficar, pois os temas me ajudam muito aqui no Drops. Mas para me preservar, passei a ler só as dúvidas das mães. Não me preocupo mais com as respostas. É tanta condenação, tanto julgamento, tanto dedo na cara que simplesmente não dá.

Mas o pior é que não adianta sair dos grupos.....esse stress está aqui, ao nosso redor, cara a cara mesmo, dia após dia. Não se pode mais jogar conversa fora sobre filhos, fazer uma brincadeira, comentar que deixou a avó dar um pedacinho de chocolate para a criança, dizer que, na pressa, apelou para a papinha Nestlé (e sem peso na consciência). Tudo gera uma enoooooorme discussão sobre saúde bucal, obesidade, glúten, lactose e blá, blá, blá!

Pelo amooooor!!! Vamos relaxar, gente!! Vamos curtir a melhor fase dos nossos filhos com leveza de coração e de alma! Vamos errar e rir dos nossos erros! Vamos aprender com nossos erros! E vamos, POR FAVOR, deixar nossos filhos serem crianças! Eles precisam de liberdade, flexibilidade e leveza pra viverem bem a melhor fase da vida.

É preciso ter disciplina? Claro que é!
É preciso ter limites? Claro que é!
É preciso ter cuidado? Claro que é!
É preciso ensinar a comer direitinho? Claro que é!

Mas é preciso também:

Se sujar
Brincar
Perceber que dá pra comer de tudo nessa vida, desde que com equilíbrio
Curtir cada etapa da infância sem as neuras dos adultos

E, acima de tudo, é preciso ensinar as crianças a serem adultos do bem, leves, flexíveis e que a vida é muito mais fácil quando aprendemos a não fazer tempestade em um copo d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário