segunda-feira, 2 de junho de 2014

Erros comuns na hora de dormir

Fazer com que os filhos durmam bem - e a noite inteira - é um grande desafio. Muitas vezes, estamos tão cansadas e preocupadas que não percebemos erros que nós mesmas cometemos com os pequenos e que acabam prejudicando o sono da família inteira.


1) A criança não tem hora para dormir: rotina é algo fundamental na vida das crianças - de todas as idades. Por isso, trace um plano para a hora de dormir....e siga-o à risca. Claro que imprevistos acontecem, mas faça de tudo pra colocar a criança no berço/cama na mesma hora todas as noites.
Como é aqui em casa: banho às 21h, mamadeira e berço (no máximo às 22h ele está dormindo).

2) Movimento: ninar o bebê é normal e quase que instintivo, mas deve ser evitado. Se a criança se acostumar a dormir só com o balanço, não conseguirá dormir sozinha de jeito nenhum.
Como é aqui em casa: logo que termina de mamar, fico com ele no colo uns 5 minutos (para a digestão), mas sem balançar. Daí coloco ele no berço ainda acordado e saio do quarto.

3) Estímulos noturnos: quanto menos agito a noite, melhor será o sono do bebê. Evite brincadeiras estimulantes, vídeos agitados e correrias pela casa. O ideal é já começar a diminuir as luzes no ambiente e a brincar de coisas mais leves, como por exemplo, desenhar e ler.
Como é aqui em casa: a partir das 19h, ele só brinca de coisas mais leves. Fica quietinho com seus brinquedos preferidos, mas sem nosso estímulo para agitar as coisas, como fazemos durante o dia (correndo pela casa com ele, jogando bola, empurrando carrinhos pela casa, etc). A noite, ele fica brincando mais tranquilo.

4) Falta de ritual: como comentei logo no começo, rotina é fundamental. Por isso, criar um ritual para a hora de dormir é importantíssimo para o bebê e para vocês.
Como é aqui em casa: o ritual é sempre o mesmo, ou seja: banho, pijaminha, mamadeira com musiquinha de ninar bem suave, 5 minutos de colo e berço.

5) Fazer a criança dormir no colo: colocar a criança já adormecida no berço ou cama é péssimo, pois, caso ela acorde no meio da noite, vai procurar pelo mesmo lugar onde estava quando pegou no sono, ou seja - seu colo. Por isso, nine seu bebê, faça-o relaxar no seu colo, mas coloque-o no berço/cama ainda acordado. Isso vai ensiná-lo a pegar no sono sozinho, o que garantirá noites inteiras de sono para toda a família.
Como é aqui em casa: como já comentei antes, ele fica no colo por 5 minutos depois de mamar. Relaxa bem, mas não chega a dormir. Ainda acordado, coloco ele no berço e saio do quarto. Só então ele pega no sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário