quinta-feira, 5 de maio de 2016

Peixe fora d'água

Não sei se sou normal ou se sou a única mãe do mundo que se sente um peixe fora d'água no universo materno.

Claro que não é o tempo todo, mas às vezes, sinto como se fosse uma espécie de "mãe-ET", pois leio depoimentos, ouço conversas, vejo posts, que simplesmente não fazem parte meeeeesmo da minha personalidade materna.

Esse post não é uma crítica a essas coisas, mas sim, uma reflexão pessoal que vem me tomando os pensamentos nos últimos dias. Alguns exemplos:

. Eu não chorei de emoção em nenhum dos ultrassons. Fiquei emocionada e muito feliz em todos eles, mas nunca ao ponto de chegar às lágrimas.

. Eu não chorei no dia em que o lindão nasceu (como comentei com vocês no post com o Relato do meu parto). Travei mesmo!

. Eu não morria de emoção por estar amamentando (também falei sobre isso no post: É pecado não gostar de amamentar?)

. Não fiz ensaios newborn, mês a mês ou smash the cake (simplesmente porque não vejo graça em nenhum deles...algumas fotos são realmente lindas, mas não chegaram a me fazer sonhar com isso).

. Nunca vi a maternidade como algo poético, cor-de-rosa e lúdico (vejo muitas mães se decepcionando com a "maternidade-real" e não entendo isso...sempre imaginei que fosse punk como é, afinal, como seria poético ter que cuidar de cocô, vômitos, arrotos, amamentação, birras, etc? Rsrsrsrs....).

. Não fiquei triste quando o lindão desmamou (um pouco chateada sim, mas achei um sinal de desenvolvimento bacana).

. Começo a pensar na festinha de aniversário um mês antes da data (vejo mães planejando a do próximo ano assim que a festinha desse ano termina).

. Ainda uso a mesma bolsa que usei quando o lindão nasceu (não quis comprar aqueles kits com tamanhos variados) porque continuo achando extremamente prática e espaçosa e não vejo necessidade de usar uma menor (ou de voltar a usar uma bolsa só minha, como muitas pessoas me aconselham).

. Eu fiz cesárea por opção, com data e hora marcadas e não sinto o menor peso na consciência por conta disso.

. Não sou uma mãe frustrada por "não ter sido capaz de ter um parto normal", na verdade, como vocês viram no post sobre meu parto, algo além da cesárea nunca passou pela minha cabeça.

. Eu não vejo problema nenhum em dar um docinho para o lindão de vez em quando (e não estou falando de docinho do bem não...doce mesmo: chocolate, Nutella, doce-de-leite).

. Eu não sonho com um quarto Montessoriano pra ele, apesar de achar bem bacana.

. Eu acho o máximo ser mãe de menino, como já comentei várias vezes aqui no blog e nas redes sociais. Realmente não entendo as pessoas que genuinamente acreditam (e falam isso o tempo inteiro) que só se realizaram como mães depois que tiveram a menina.

. Eu apliquei a técnica do "deixar chorar" para o lindão aprender a dormir e não me sinto péssima por conta disso, principalmente, porque apliquei a técnica corretamente, o que é MUITO diferente de simplesmente deixar chorando no berço, como as pessoas imaginam.

E vocês? Existem coisas que façam vocês se sentirem um peixe fora d'água como mães também? Me contem aí nos comentários ou enviem email para o dropsdemae@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário