quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sobre ser mãe depois dos 35 anos

Quem acompanha o Drops nas redes sociais viu que semana passada completei 40 anos. Depois dos meus posts sobre o assunto, muitas gravidinhas e tentantes entraram em contato comigo perguntando como é ser mãe depois dos 35 anos (lindão nasceu quando eu tinha 37). Virou post...

Pra deixar o texto mais leve, vou dividir em tópicos com as vantagens e as desvantagens, ok? No final, minha opinião pessoal.

Vantagens

- a mulher está mais preparada psicologicamente: com a maturidade, deixamos de lado algumas ilusões e sonhos românticos com relação à maternidade. Isso ajuda demais a não entrar em crise quando o bebê nasce.
- o casal está mais estabilizado: e não digo financeiramente não. Digo como casal mesmo, no casamento, a cabeça está mais "no lugar" e fica mais fácil (ou menos difícil) passar pelo complexo primeiro ano do bebê.
- menor chance de estrias: justamente por a pele estar menos rígida, o risco de ficar com estrias é menor (mas não pode descuidar).
- as "neuras" com o corpo diminuem muito: por conta disso, curtimos mais a gestação e temos menos pressa em ter o corpo de antes da gravidez de volta, pois entendemos melhor o processo e o funcionamento do nosso corpo.
- mais paciência: com a maturidade, vem também uma tolerância maior e isso nos ajuda a sermos mais pacientes com os pequenos e com relação a todo o turbilhão de emoções que é a gravidez e a maternidade.
- risco de depressão pós-parto é menor: os casos mais comuns ocorrem entre 15 e 24 anos. 

Desvantagens

- o corpo demora mais pra voltar: metabolismo mais lento, a musculatura não é mais a mesma. O corpo volta sim, mas leva mais tempo.
- o corpo reclama mais: algumas mulheres sofrem mais na gravidez com dores nas costas depois dos 35 anos. Além disso, quando a criança começa a correr, quer pular, pede colo quando já passou dos 10kg....tudo isso cansa bem mais do que se estivéssemos na faixa dos 20 anos. O corpo reclama mesmo. Costas, ombros, joelhos......fora a disposição, né? Que não é mais a mesma.
- as chances de desenvolver problemas como pressão alta e diabete aumenta, pois o nosso corpo está mais sensível aos aumentos (hormonal, de peso) da gravidez.
- engravidar pode ficar mais difícil: a fertilidade vai caindo a partir dos 30 anos.

Minha opinião:

Não tenho absolutamente nada a reclamar de ter engravidado depois dos 35 anos. Minha gestação foi mega tranquila, o único incômodo foram os enjoos (que duraram até o dia do parto). Não tive dores, inchaço, câimbras, tontura, nada mesmo! As pessoas viviam comentando que nem parecia que eu estava grávida. E era bem isso! Tirando o barrigão, não tinha mais nenhum sintoma. Me senti ótima, linda, bem disposta, feliz demais! Ganhei 10kg ao todo e eles foram embora quando o lindão tinha 20 dias.

O pós-parto foi difícil sim, não tem como escapar, mas como já comentei aqui no blog, me recuperei super bem da cesárea. 8h depois do parto já estava tomando banho sozinha. Fiquei só 30 minutos na sala de recuperação. Tive leite já no dia seguinte ao nascimento do lindão, o colostro apareceu desde o oitavo mês de gravidez.

A única coisa que realmente me incomoda é a disposição, pois queria ter mais pique pra acompanhar a correria, as brincadeiras e tudo mais sem ficar com dores nas costas e no joelho depois. Claro que me cuido, faço atividade física desde sempre, como direito,...se não fosse assim, estaria sofrendo ainda mais.....mas mesmo assim, que sinto falta de toda aquela disposição dos 20 anos na hora de brincar com o lindão...ah, sinto!!

A barriga ainda não voltou, mas realmente não tenho neuras quanto a isso. Estou tomando as medidas certas e vendo resultados, mesmo que lentos.

Mas não me arrependo em nada de ter esperado mais pra engravidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário