segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Porque falar para uma mãe que fez Cesárea que ela não teve um parto?

Li esse texto LINDO na página Mães, Cesárea e Cia, que sigo no Face e não podia deixar de compartilhar com vocês.

* como já disse várias vezes, não tenho nada contra o parto normal. Sou contra a falta de respeito que algumas pessoas têm com quem passou por Cesárea.

Vejamos, pessoas insensíveis dirão com um tom sarcástico que a cesárea é uma cirurgia, logo, o que essa mãe teve foi a extração do feto.


Outras irão enfatizar a definição da palavra "Parto" no dicionário, e vão fazer questão de dizer que Parto é só quando a criança sai por onde entrou. 
Certo!

Mas... Porque? 
Qual é o prazer de negar a uma mãe a nomenclatura do nascimento do filho (a)?

Eu gestei meu filho por longos noves meses difíceis...
Senti enjôos, muita azia e mal estar. 

(...)

Fiz o enxoval com tanto amor... Arrumava e desarrumava as gavetas todos os dias, só para olhar aquelas roupinhas escolhidas com tanto carinho, sentir aquele cheirinho de sabonete de bebê...

Ansiava pelas ultras, por ouvir o coraçãozinho batendo, rápido... Forte!
Tentava ficar tranquila!

Em alguns dias chorava pensando no futuro, com receio de não ser uma boa mãe, com medo de não saber me doar...

Me desesperava ao pensar o que seria de mim, como iria retomar minha vida após a gestação, como seria voltar ao meu trabalho.

Vi minha barriga ganhando estrias de presente da gestação, meus cabelos caindo, minha pele oleosa e o meu peso aumentando.

Algumas vezes me pegava tomando soro nas maternidades da minha cidade, com os sintomas de sempre, e o mesmo diagnóstico do médico: "É normal mãe, é por causa da gravidez". (rsrs)

As vezes me amava grávida, outras nem tanto.

Me vi sem chão quando ao final tive que escolher entre o parto normal e a Cesárea, cheia de dúvidas, incertezas e ansiedade.

Até hoje não sei dizer se a cesárea foi a escolha certa, para falar a verdade pouco penso nela.

Me lembro que senti um medo absurdo de morrer quando entrei de cadeira de rodas no centro cirúrgico, meu coração doía tanto, eu tremia, batia queixo...

Vi toda aquela aparelhagem, tantos médicos... Perguntei a Deus se eu tinha feito a escolha certa, enquanto meus pelos se arrepiavam de frio e de medo, muito medo!

Não ouvia direito o que falavam ali dentro, eu escutava as vozes mas não procurava entender as palavras, era tensão demais... Eu olhava para a minha barriga, ali, sentada na maca ...esperando a anestesia que poderia me lesar pelo resto de minha vida (era o que diziam), alisava meu umbigo com o acesso do soro na mão, e tentava pensar no rostinho do meu filho, em como ele seria...

Cheia de medo, insegurança... Uma ansiedade que chegava a fazer meu estômago doer...

Olhando para o teto escutava risos e uma conversa do Dr com meu marido sobre o nome do meu filho...

Eu não sei exatamente quanto tempo fiquei ali olhando para o teto, nem sei direito o que falaram, se falaram...


Só saí do meu mundo cheio de medo quando o médico disse: "pode vir pai, é agora..." 

(Agora...)

Olhos arregalados, coração doendo, garganta arranhando com aquela vontade de chorar...
Me esqueci da cesárea, da anestesia, do bisturi, das sete camadas cortadas, dos acessos do soro e das instruções passadas a mim, de que não podia levantar a cabeça...(rsrs)
Ergui a cabeça depressa e logo fui contida pelo anestesista...

A pediatra veio com um serzinho branquelo nos braços falando assim:
"Aqui mãe, já cheguei!"

Nem preciso falar que desmoronou o oceano dos meus olhos...
Meu filho veio ao mundo, chorando alto...
Apgar 10/10, corado, 3,810g e 53cm...
Cabeludo, lindo...

Nem vi quando desamarraram meu braço...
Aliás só percebi que desamarraram quando eu o abracei, com ele ali acabaram todos os meus medos... todas as minhas dúvidas desapareceram, toda incerteza e desespero que senti ao ali adentrar evaporaram... Eu só conseguia sentir amor e gratidão a Deus...

Quem tinha nascido ali, às 17:49 era eu...Não ele.


Apesar de tudo, dessa explosão de sentimentos e confusão... Ainda existe quem diga que a mulher que faz Cesárea não tem um parto...

Parto é o que gente?
De acordo com o dicionário:
"Saída do feto do útero materno"

"Ato ou efeito de parir"


Então concordo! 
Eu não tive um parto!
O nascimento do meu filho foi muito mais significativo do que essas definições pequenas da palavra "PARTO"...


Desculpem mas a palavra " PARTO " é muito pequena e singela para o momento da chegada do meu filho ao mundo.

A palavra "PARTO" é insignificante demais perto do oceano de sentimentos que nós mães de cesárea sentimos...
Perto da nossa coragem!
Perto do nosso sangrar, do nosso se deixar cortar, do nosso se doar de corpo e alma, do nosso se entregar!


Deixem o PARTO para quem quer brigar por nomenclatura...
Porque ter um filho nos braços é muito mais importante do que parir seja lá por qual buraco for!
Fiquemos com a nossa cirurgia...
A nossa cirurgia do AMOR... da VIDA... da GRATIDÃO, da DOAÇÃO...


Fiquemos com o nosso renascimento.

Quem aqui renasceu depois de uma Cesárea?

Lisah

Nenhum comentário:

Postar um comentário