sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

De volta para a escola

E hoje se encerra a primeira semana de aula do lindão no nível 3. Agora ele e toda a turminha são veteranos - rsrsrsrsrs....

Assim como aconteceu no maternal, estamos passando pela adaptação (fica apenas 1h, depois 1h30, depois 2h, até completar as 4h oficiais).

No início, achei um exagero, afinal, todos já estão acostumados com a escola, sabem como o esquema funciona, estiveram o ano passado todo ali....mas estava errada. Eles estranham sim.

Em primeiro lugar, estranham a tia nova (até aquele momento, a única referência de professora era a tia do maternal). Precisam criar vínculo com ela, confiança, amizade e amor (tudo de novo).

Em segundo lugar, estranham o afastamento da família, já que passamos os últimos 2 meses bem grudadinhos, né?

Mesmo sendo o segundo ano deles, as novidades acontecem sim...e assustam um pouco. Por conta disso, é bem comum ver os "veteranos" chorando no portão como fizeram ano passado. Pedindo pra ir pra casa, querendo colo dos pais, fazendo as mães sofrerem do jeitinho que sofreram lá no começo da vida escolar deles.

Lembro que quando ia deixar o lindão na escola ano passado, achava estranho as crianças maiores chorando no portão, algumas se recusando a sair do carro.....agora sei bem o que é isso.

Graças a Deus, o lindão está indo bem. Reclama um pouco quando digo que é hora de se arrumar e de colocar o uniforme, mas assim que está vestido, já fica animado.

Pra evitar grandes surpresas, nós estamos falando com ele sobre as mudanças desde o dia em que entrou de férias. Comentamos que a tia do maternal cuida dos bebês e, como ele não é mais bebê, outra tia ia cuidar dele e da turminha quando a escola abrisse de novo. Batemos nessa tecla diariamente, sempre que o assunto ESCOLA aparecia (quando ele falava de algum amiguinho, ou quando algum personagem dos desenhos estava na escola, etc). Pelo visto, deu certo. Ele chegou em casa logo no primeiro dia de aula todo cheio de si, comemorando o fato de agora estar com a "tia das crianças grandes", como ele diz.....rsrsrsrs....

Então, dica a dica, famílias: vai ter criança voltando às aulas por aí? Passem o fim de semana falando sobre as mudanças que virão, mostrem o quanto essas mudanças serão bacanas, o quanto elas indicam que eles estão crescendo.....ajuda bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário