quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Lábio Leporino

Dia de responder à duvida da leitora que, no último ultrassom, ouviu do médico que seu bebê bem lábio leporino. 


Como se forma o lábio leporino?
Entre a quarta e a sétima semana de gestação, as células que formam o rosto começam a se movimentar para o centro da cabeça e assim, formam o lábio, o nariz e os olhos do bebê. Quando acontece o lábio leporino, é porque o tecido que forma os lábios e o palato, não se unem corretamente.

Em alguns bebês, essa abertura é pequena e atinge somente o lábio, e em outros, é grande e pode atingir até mesmo o nariz e o céu da boca. A falha pode ser em apenas um lado ou dos dois lados da boca.

O que fazer quando o bebê nasce com esse problema?
Será agendado um procedimento cirúrgico para corrigir a falha. A idade do bebê varia muito de médico pra médico e da intensidade da abertura. Alguns já fazem assim que o bebê nasce, outros preferem esperar mais, nunca passando dos 12 meses. Em alguns bebês, uma única cirurgia já corrige o problema. Em outros, com abertura mais acentuada, podem ser necessárias mais intervenções cirúrgicas pra corrigir totalmente a falha.

É possível amamentar o bebê de lábio leporino?
É sim, mas o acompanhamento profissional é fundamental. Já na gestação, entre em contato com o banco de leite de sua cidade, fale com as enfermeiras, busque médicos e clínicas especializadas em amamentação.  Dependendo da profundidade da abertura, uma mamadeira especial pode ser necessária.

Posso escovar os dentinhos normalmente?
A higiene bucal é ainda mais importante quando o bebê tem lábio leporino e precisa de orientação e acompanhamento profissional. Novamente, é importante buscar ajuda desde a gravidez pra se preparar e ganhar mais experiência. Fale com um odontopediatra e peça toda as orientações possíveis. Esse profissional irá acompanhar vocês por muitos anos.

E como fica a fala?
Crianças com lábio leporino precisam de ajuda de fonoaudiólogo pra que consigam desenvolver a fala corretamente.
Existem fatores de risco para o desenvolvimento do lábio leporino?
Ainda não se chegou a uma conclusão 100% certa sobre o que causa o problema, mas alguns fatores já são conhecidos por facilitarem a má formação dos lábios:
. fumar ou consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez,
. a mãe ser diabética,
. uso de medicamentos para tratar epilepsia e enxaqueca e, também, o uso de esteroides,
. não tomar suplemento de ácido fólico no início da gestação,
. mãe que engravida estando com quadro de obesidade.

Lembrando que, apesar de preocupante no início, o lábio leporino é um problema solucionável em todos os casos, desde que se faça a cirurgia e o acompanhamento de forma correta. Confiram alguns casos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário