terça-feira, 9 de agosto de 2016

Assadura: como prevenir e como tratar?

Hoje é dia de atender aos pedidos de muitas gravidinhas e mamães de recém-nascidos....

O bebê está com a região da virilha e do bumbum vermelha, com algumas bolinhas e inchada? Esses podem ser os primeiros sinais de assadura, a doença de pele mais comum nos primeiros dois anos de vida (lindão teve dois episódios).

A inflamação é causada pelo contato prolongado da pele com as substâncias presentes nas fezes e no xixi, que ficam na fralda e podem agredir a pele do bebê, que é muito delicada. 

Bebês cheinhos tendem a sofrer mais com o problema, pois as dobrinhas aumentam o atrito e o acúmulo de substâncias que podem agredir a pele.

Além disso, o nascimento dos dentes pode deixar as fezes mais ácidas e isso provoca as temidas assaduras.

Para reduzir as chances do bebê ficar assado, é fundamental usar uma linha anti assaduras (eu usei muito a linha da Bepantol Baby, e a da Huggies). Além disso, alguns cuidados são importantes:

- Fazer a higiene íntima correta, pra que não fique nenhum restinho de cocô, xixi ou pomada na pele (atenção para a limpeza dos meninos, pois é preciso higienizar bem embaixo dos testículos...ali, sempre rola um acúmulo de cocô).

- Manter a região sempre seca.

- Trocar a fralda do bebê com frequência, sempre que precisar, geralmente logo após as mamadas ou quando parecer suja.

- Para fazer a higiene, utilizar água morna e algodão. Lenços umedecidos podem ser usados eventualmente, pois alguns bebês podem apresentar reação alérgica aos componentes desses produtos.

- Passar uma camada fina de creme anti assadura após cada troca, ajuda a prevenir e proteger o bumbum do bebê contra possíveis irritações na pele.

- Também é importante redobrar os cuidados com a troca de fralda em situações em que o hábito intestinal da criança ou a frequência do xixi aumentem.

Se notar qualquer irritação na região da virilha ou do bumbum do bebê, fale com o pediatra.
E como tratar?

Às vezes, mesmo com todos os cuidados a assadura acontece...nesse caso, é preciso falar imediatamente com o pediatra. Ele irá receitar o creme de tratamento mais indicado ao seu bebê.

Além disso, é super importante deixar o bebê o máximo possível sem fralda, para a pele respirar. Uma dica que sempre ajudou muito quando o lindão teve assaduras, foi colocar chá de camomila na banheira e na água para a higiene entre uma troca de fralda e outra. É incrível como refresca e alivia o ardor, acalmando a pele.

Dica de ouro: passe longe dos lenços umedecidos quando o bebê estiver assado...só água mesmo (ou a misturinha com o chá). Quando for secar a pele, use um secador de cabelos (jato frio) pra garantir que fique totalmente seca. Outra dica caseira que me ajudou muito foi a boa e velha Maizena. Eu intercalava os cremes anti assaduras com ela nas trocas de fraldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário