terça-feira, 19 de abril de 2016

Para enriquecer a alimentação das crianças

É muito comum ver crianças que comiam de tudo, simplesmente pararem de aceitar legumes e verduras, né? Pra passar por essa fase garantindo a nutrição dos pequenos, os pais acabam disfarçando esses alimentos na comida (couve-flor no meio do purê de batata, abobrinha ralada na carne moída, espinafre picadinho no molho do macarrão) e não há nada de errado nisso.

Mas a criança precisa manter o contato visual com os legumes e verduras. Por conta disso, é fundamental que aquele legume que está ali disfarçado, esteja também no prato da criança e - super importante - no prato da família.

Então, quando - por exemplo - ralar a beterraba no molho de tomate, pegue um pedacinho dela, tempere e coloque no prato da criança pra ele conhecer o legume e ter a chance de provar, se tiver curiosidade.

Da mesma forma que essa beterraba estiver no prato da criança, coloque pra vocês também. Vendo os pais comendo, ela se sentirá encorajada a pelo menos provar.

Essa vontade de provar pode demorar bastante, mas acaba acontecendo. O importante é não desistir de oferecer.

Por aqui, com essa estratégia, o lindão (que se recusa a comer legumes e verduras desde que completou 2 anos) voltou a comer cenoura, brócolis e abóbora. O caminho ainda é muito longo pra ele voltar a aceitar os alimentos como antes, mas bora lá!!

Almôndegas enriquecidas com espinafre picadinho
(nesse caso, uma sugestão seria fazer espinafre refogado pra expor nos pratos da criança e dos pais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário