segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Como sobreviver ao pós-parto?

Tenho recebido muitos emails de leitoras que acabaram de ter seus babies e estão "daquele" jeito, né? Perdidas, desanimadas, exaustas, um pouco decepcionadas.....nesses emails, elas me pedem dicas de como agir nesse momento para sobreviver a esse período tão complicado.

Em primeiro lugar, quero dizer algo muito importante pra vocês, mamães: essa fase é sim, muito difícil, mas ela PASSA! Leiam o post que eu fiz há um tempo atrás sobre o primeiro trimestre do bebê e vejam que vocês não são as únicas se sentindo assim, ok?

Agora, vamos aos meus conselhos pra vocês:

Peça ajuda: esse é o primeiro e, talvez, o mais importante de todos os conselhos. Você não precisa ser a mulher-maravilha. Aquela que se vira sozinha e se dá super bem sem a ajuda de ninguém. Pelo contrário. É agora que você está mais fragilizada e que mais precisa de ajuda. Não tenha medo de pedir socorro, de chorar, de se abrir. Aceite ajuda de quem oferecer (ajuda, ok? Palpite é diferente e você só precisa aceitar se quiser).

Descanse: parece impossível, pois o bebê está sempre mamando, as visitas estão sempre chegando, a casa está sempre desarrumada....mas você PRECISA descansar. A casa não precisa estar brilhando. A louça não precisa ser lavada agora. O bebê dormiu? Corra e vá dormir também. E aqui entra a ajuda novamente: peça para alguém ficar com o bebê enquanto você dorme. Peça para alguém lavar a louça pra você ou passar um pano na casa. Se precisar dormir com o bebê no colo, durma! Esses primeiros três meses exigem muita proximidade de vocês e ele dormirá por mais tempo e mais relaxado no seu colo (e você consegue descansar também).

Não se feche: olhem a ajuda aí de novo!! Está se sentindo triste? Exausta? Decepcionada? FALE! Se abra com alguém de sua confiança. Não guarde esses sentimentos pra você. Divida-os pra que eles fiquem mais leves. Se não tiver ninguém pra se abrir, fale com alguém desconhecido, mas que você sabe que vai te entender (como os emails que eu recebo - podem desabafar, viu?)

Tenha um tempinho só seu: mesmo que sejam apenas 10 minutinhos, enquanto o papai troca a fralda do bebê, por exemplo, ou dá banho. Deite no sofá, com as pernas pra cima, sem pensar ou fazer nada. Simplesmente fique com você. Vale também deixar o bebê com alguém de confiança e dar uma volta na quadra calmamente, olhando os detalhes, sem pressa. Dar uma passadinha rápida na sua padaria preferida e comer um pedaço de bolo, tomar um capuccino. Coisas simples, mas que te dão prazer.

Alimente-se bem: o apetite some, né? Mesmo assim, se esforce para comer bem. Alimentação saudável e muita água fazem toda a diferença no processo pra recuperar o ânimo, a auto-estima e a motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário