sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conversando com o bebê

Jamais subestime a capacidade de entendimento dos bebês. Ao contrário do que muitos pensam, eles entendem tudo o que dizemos e nos analisam constantemente.


Comprovei isso quando meu bebê passou - de uma hora para outra - a não querer mais dormir no berço. Depois de duas noite péssimas, resolvi conversar com ele na hora de dormir. Simplesmente conversar.

Logo após mamar, enquanto estava relaxando no meu colo, comecei a explicar para ele que a hora de dormir tinha chegado, que ele não precisava ter medo de nada, pois ele iria dormir no seu bercinho, onde ele dormia sempre e gostava tanto. Comentei o quanto o berço era confortável e o quanto eu e o papai o amávamos e havíamos montado o quarto dele com todo o carinho.

Pois a partir daí, ele nunca mais teve problemas pra dormir no berço. Entendeu tudo o que eu disse e dormiu tranquilo e sem choros.

Conversem com seus filhos, mamães. Muito e sempre. Voz calma, tranquilidade e olho no olho são essenciais e fazem toda a diferença. Vocês verão como as coisas vão melhorar consideravelmente.

Sugestão de papinha

Essa fez um sucessão aqui ontem.

- Purê de batata com brócolis
- Carne picadinha
- Mix de legumes (cenoura, beterraba, repolho branco e roxo)



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Como agir?

Super importante, mamães!!Saber como agir em momentos tensos faz toda a diferença:

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Como proteger meu bebê nos dias frios?

Dúvida pra lá de comum, né?

Como saber se nosso bebê está suficientemente quentinho? Como saber se ele não vai acabar passando frio na rua ou na hora de dormir?


A Pediatra do meu filho deu uma receitinha simples e infalível: sempre use uma camada a mais, ou seja, o bebê precisa de uma camada a mais de roupa do que você.

- Está com uma manga 3/4 ou uma camisa levinha? Coloque uma blusinha de malha manga longa no seu bebê.
- Está com uma blusa manga longa? Seu bebê então precisa de 2 camadas (uma blusa e um moletom, por exemplo).
- Está precisando de duas camadas? Então seu bebê precisa de uma blusa e uma jaqueta pesada.

E assim por diante.

Pelo menos aqui em casa, essa dica facilitou muuuuuuito a nossa vida.

Ah....outra dica fundamental nos dias frios: sempre cubra a cabeça do bebê. Vale gorro, boné, touca e - nos dias realmente gelados - gorros pesados e que cubram as orelhinhas. Isso evita dor de ouvido e resfriados.

Sugestão de papinha

Ontem o baby só aceitou a papinha bem amassada...tudo junto e misturado. E assim foi:

- brócolis
- mandioca
- lentilha
- arroz integral
- músculo moído

Exibindo 20140527_115352.jpg

terça-feira, 27 de maio de 2014

O que prende e o que solta o intestino?

Seu bebê já está comendo alimentos sólidos? Se a resposta for sim, você já deve ter se deparado com quadros de prisão de ventre e também com o oposto, né? 

Enquanto eles só mamam, é tudo mais fácil e simples - como um reloginho. Mas é só começar a IA que parece que tudo desanda. Por isso, é importante saber quais são os alimentos que mais influenciam o intestino dos pequenos (lembrando que essa relação é baseada na média mundial, como cada bebê é um bebê, você precisa ficar atenta ao comportamento do seu pequeno dependendo do que ele come pra poder avaliar mais a fundo as reações aos alimentos).

Essa relação ajuda bastante na hora de evitar remédios. Por exemplo: se a criança está com diarreia, é melhor cortar os alimentos que soltam o intestino das refeições.

Alimentos que prendem


Arroz,
Mandioca,
Bolacha Água e Sal,
Cará,
Cenoura Cozida,
Cajú,
Pão Branco,
Maçã,
Banana,
Limão,
Goiaba,
Batata.


Alimentos que Soltam o intestino


Mamão,
Abóbora,
Almeirão,
Pão de Centeio,
Repolho,
Laranja,
Abacate,
Banana Nanica,
Tomate,
Uva,
Aveia,
Melão,
Arroz Integral,
Pão Integral,
Macarrão Integral
Pepino,
Figo,
Couve,
Espinafre,
Ervilha,
Ameixa,
Vegetais folhosos,
Melancia,
Lentilha,
Iogurte Natural,
Feijão,
Manga, 
Vagem,
Milho,
Abacaxi.



Alimentos que provocam gases:


Agrião,
Acelga,
Cebola,
Alho,
Brócolis,
Couve,
Jabuticaba,
Melão,
Melancia,
Ervilha,
Feijão,
Milho,
Repolho,
Rabanete,
Batata Doce,
Leite,
Chocolate,
Abacate,
Nozes,
Ovos,
Peixe,
Nabo,
Beterraba.

Sugestões de papinhas

Atendendo a pedidos, a partir de hoje vou postar sugestões de papinhas/refeições que fazem sucesso aqui em casa. Todas podem ser servidas tanto no início da IA (a partir dos 6 meses, quando ainda é preciso bater tudo no liquidificador ou passar na peneira) quanto depois, quando o bebê já passa a comer o mesmo que a família.

Não prometo postar todos os dias, mas é o que espero fazer.

A de hoje é o seguinte:

- quinoa em grãos
- brócolis
- broto de feijão
- purê de mandioquinha salsa com frango desfiado (os dentinhos andam incomodando muito, então, ultimamente ele só aceita carne bem molinha e em pedaços mínimos).

* na hora de servir, é ótimo colocar uma colher de azeite extra virgem na comida.

Exibindo 20140526_180222.jpg

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Papinha - mais dicas

Olhem só que resumo bacana, mamães! Só algumas observações pessoais:

- No lugar de amassar com o garfo, vá de amassador de batatas
- Comida sem sal nenhum é terrível. Meu bebê só passou a aceitar comida quando comecei a usar sal. Mas é um pouquinho só. Muito a menos do que usamos pra nós. E uso o sal light, que tem menos sódio.
- Essa indicação de colocar uma colher de óleo na papinha pronta é ótima, mas troque o óleo pelo azeite extra virgem, ok?


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprendam a relaxar

O post de hoje está mais pra conselho do que pra post. Mas tinha que dizer isso pra vocês, mamães: RELAXEM!

Não adianta querer fazer tudo....a todo momento....em todo lugar.....só Deus tem esse poder. Nós somos humanas. Precisamos dar um tempo, recarregar as baterias, lembrar que - antes de mães - somos mulheres.

Por isso, RELAXEM!


O papai está trocando a fralda do baby? Você não precisa ficar lá acompanhando tudo de perto. Ele pode errar? Claro! Mas é justamente assim que vai aprender (do mesmo jeito que foi assim que você aprendeu, né?).

Chegou o fim de semana e o pai está em casa a tarde? Que tal marcar um salão ou um lanche com as amigas ou uma caminhada ou até mesmo, uma andadinha pelo shopping mesmo sozinha? Uma horinha que seja fora, já te deixa renovada.

Moram perto dos avós? Converse com o maridão, marquem um dia da semana pra namorarem (compromisso levado a sério, hein? Sem cancelamentos!) e deixem o bebê com o vovô e a vovó. Eles vão amar a festa e vocês vão poder namorar e fortalecer o casamento. Vale um cineminha, um almoço ou jantar romântico, um passeio de mãos dadas, um cafezinho, um lanche..............vocês escolhem. O importante é estarem juntos e, de preferência, não falarem só dos filhos. Falem de vocês. De como VOCÊS estão. Dos planos para o futuro, do trabalho, do dia a dia, do casamento..........se elogiem, façam declarações de amor.............enfim, se curtam!

Se não moram perto dos avós, peçam a um casal de amigos essa ajuda....e retribuam o favor. Por exemplo: nesse sábado, vocês namoram e eles ficam com as crianças.....no próximo sábado, é a vez deles namorarem e de vocês ficarem com os pequenos.

Ter esse tempo como indivíduo e como casal faz bem não só pra vocês, mas para as crianças também, afinal, se vocês estão felizes, toda a família fica feliz.

Então............RELAXEM!!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Desenvolvimento do bebê

Olhem só que tabela bacana, mamães e papais! Ela tem o desenvolvimento dos bebês baseado em uma média. Pra tirar algumas "pulgas de trás da orelha":


terça-feira, 20 de maio de 2014

Estimulando o bebê

Esse resumo é muito bacana pra nos ajudar a estimular corretamente nossos babies, mamães:


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Fofura

Que delícia terminar a semana assim, hein?

Olhem só que lindeza!! O vídeo mostra as reações das crianças quando os pais chegam em casa depois de um dia de trabalho.

Imperdível...

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O peso do bebê

Impressionante como, mesmo depois de tantos avanços, a cultura do "bebê gordinho" ainda permanece!! Fico de cara!!!

Para inúmeras mães, o bebê só é saudável se for cheio de dobras e bem gordinho. Só eu sei o quanto eu aguento por meu baby ser magrinho (mesmo comendo praticamente como um adulto).

O Pediatra pesa a criança, coloca na curva e avisa a mamãe que está tudo ótimo, mas as pessoas falam taaaaaaanto, que a mesma mãe, que saiu do médico calma e feliz, fica cheia de neuras e apavorada com o peso do seu filho. E daí começam as receitas "milagrosas":

- Dá mingual bem grosso
- Coloca açúcar ou chocolate no leite
- Dá mais massa
- Faz ele comer de hora em hora (ou até menos)
- Essa criança precisa conhecer as coisas boas da vida pra ganhar peso...dá doce pra ele, tadinho!
- Só seu leite não está sustentando essa criança. Tem que dar complemento pra ele ganhar peso.
- Etc...etc....etc!!

Queridas mamães!! POR FAVOR!! Bebê gordinho não é sinônimo de bebê saudável. Pra vocês terem uma ideia:

O peso médio de um bebê (menino) com 1 ano de idade é 10kg.
Pois acabei de ver uma mãe em pânico, pedindo receitas engordativas para o filho dela, pois ele está muito magrinho, "só" com 10,5kg.

Vamos ter calma e, principalmente, noção e cuidado, né?

Forçar um bebê a ficar gordinho hoje, pode ser a porta de entrada para o obesidade de amanhã. O Pediatra disse que está tudo bem? Confie nele!! ESTÁ TUDO BEM!!

Pra ajudar vocês, aqui está a tabela com as referências:

terça-feira, 13 de maio de 2014

Bebê não quer o colo da mãe?

Perto de 1 ano de idade, é comum ver mães se queixando de que o baby não quer mais saber de colo. Será que isso é normal?


Super!!!! E é, inclusive, um bom sinal. De acordo com os Pediatras e sites especializados, esse comportamento mostra que o bebê está crescendo e querendo conhecer novas experiências.

A mãe que passa por isso não deve se frustar ou magoar. Essa fase passa. Deixe seu filho conhecer a vida.....se aventurar....brincar....

Quanto mais eles crescem, menos vão querer nosso colo mesmo!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Enxoval - parte 3

E por último, vou falar dos itens diversos:


Valeu super a pena!!!

- Cadeira de refeição: comprei um modelo que se encaixa na própria cadeira da nossa mesa. Além de economizar espaço, ela pode ser levada pra qualquer lugar com facilidade. Existem várias marcas que oferecem esse modelo.
- Bouncer: Gostei bastante, principalmente nos primeiros meses. Me ajudou muito!! E a vibração acalma o bebê.
- Cercadinho ou berço camping: super bacana!! O bebê fica seguro quando precisamos fazer algo na cozinha, por exemplo.
- Banheira: fundamental!!
- Rede de banho: ajuda demais na fase em que o bebê é bem pequeno. Dá segurança para os pais e para o bebê.
- Carrinho: fundamental, mas os modelos para recém nascidos, que deitam por completo, são grandes demais e atrapalham um pouco. A gente precisa dele, mas tem que saber que, mais pra frente, vai acabar precisando de um modelo mais compacto.
- Bolsa: importante que seja prática (nem tão grande e nem tão pequena). A nossa tem trocador, compartimentos internos, bolsa térmica para mamadeira e bolsa com abertura para lenços umedecidos. Acho ótima!
- Balde para ofurô: realmente acalma muito o bebê, principalmente os que têm cólicas.

Não valeu a pena!!!
- Móbile: é fofo e charmoso, mas na verdade, nunca ajudou muito aqui em casa.
- Moisés: não comprei e não me fez a menor falta. Mesmo!!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Enxoval - parte 2

Hoje vou falar dos produtos de higiene:


Valeu super a pena!!

- Escovinha de cabelo macia
- Pente
- Tesourinha de unhas (daquelas com as pontas curvas)
- Aspirador nasal (só precisei usar 1 vez, mas compensou)
- Xampu da cabeça aos pés: um único produto pra lavar o corpo e o cabelo do bebê. Mega prático e cheiroso).
- Termômetro digital: beeeem mais prático. O fato de apitar quando dá o tempo certo é fundamental!
- Pomada contra assaduras: ultra importante (mesmo sendo fã da Maizena, o bom e velho Bepantol Baby é ótimo para quando estamos na rua.
- Toalha de banho com capuz: fundamental!!!
- Algodão: ideal na hora de limpar o bumbum. Só ele e água morna são mais do que suficientes.
- Cotonetes: pra limpar o narizinho e as orelhinhas, não tem coisa melhor.
- Álcool 70%: para a limpeza do umbigo.
- Lenços umedecidos: ótimos pra quando estamos na rua.

Não vale a pena!!

- Cortador de unhas (a chance de machucar o bebê é imensa)
- Lixa de unhas
- Termômetro para banheira: o velho truque de medir a temperatura da água colocando nosso cotovelo é mais do que suficiente).
- Talco: além de desnecessário, pode ser perigoso para o bebê, já que o pó pode entrar nas vias respiratórias. Melhor apostar nas pomadas.

Amanhã tem mais....

terça-feira, 6 de maio de 2014

Enxoval - parte 1

A partir de hoje, vou falar sobre o enxoval do meu bebê. O que valeu a pena comprar, o que não valeu a pena. Posts que as futuras mamães vão curtir bastante.

Lembrando que cada mãe é uma mãe. Só estou fazendo esses posts pra dar uma ajudinha pra vocês....não precisa seguir super à risca, já que o que é útil pra mim, pode ser inútil pra outras pessoas, né?

Essa primeira parte será sobre as roupinhas:


Valeu super a pena!!

- Bodies: muito melhor do que usar duas peças (camiseta e bermuda, por exemplo). Permite que a gente pegue o bebê no colo sem que a peça fique subindo e deixando a barriguinha de fora. Na hora de sair, é só colocar uma calça ou permuda ou saia e pronto. Eles ficam lindos e protegidos.
- Babadores: mega importante na fase de nascimento dos dentes (que por aqui começou aos 6 meses e continua até hoje), mas os melhores são os que têm plástico interno, pois esses, evitam que a baba molhe a roupinha (sim!! Eles babam tanto que ensopam o babador e molham a roupinha).
- Meias: super úteis, já que os recém-nascidos vivem com os pés frios. Em épocas de muito calor, podem ficar reservadas apenas para a hora de dormir (principalmente com ar condicionado).
- Calças de malha: são ótimas como pijamas e para aqueles dias mais fresquinhos.
- Sapatinhos: não dá pra dizer que são úteis, mas são tão charmosos que valem a pena. Só não vale abusar. Como só servem pra deixar os pequenos irresistíveis, não é necessário comprar mais do que 2 ou 3 pares nos primeiros meses.
- Gorros e luvas: são úteis, mas não dá pra comprar vários. Meu bebê, por exemplo, não aceitou as luvas de jeito nenhum. Mesmo com dias de vida, dava um jeito de tirá-las.
- Joelheiras: amei!! Ajudam muito na fase das engatinhadas, pois protegem a pele do bebê e, também, as calças deles.
- Roupinhas mais bacanas: no meu caso, calça jeans, camisa social e camisa pólo. Não comprei muitas, mas usamos MUITO todas elas sempre que vamos passear. Eles ficam charmosos demais, mamães!
- Jeans: para bebês, ele é bem molinho e leve. Vale super a pena, pois combina com tudo e vai bem em todas as ocasiões. Comprei calças e bermudas.
- Peças de frio: quem mora em regiões quentes, como eu, não precisa gastar muito com peças de frio não. O recém-nascido também sente calor e ninguém merece ficar todo encapotado enquanto faz 35 graus lá fora, né? Meu bebê mesmo, vivia só de body.....roupinhas de manga, só na hora de dormir.
- Casaquinhos: principalmente os de lã fininha - tipo cardigã. Uso muuuuuuuuuuuuuito!! É quentinho e fácil de colocar (tudo que passa pela cabeça incomoda os pequenos).
- Golas: importante verificar as golas antes de comprar. As com botões são as mais indicadas, pois passam facilmente pela cabecinha deles. As muito pequenas, podem até machucar, principalmente na hora de tirar.
- Roupas de banho: desnecessárias (mas super charmosas). A fralda de piscina é suficiente para os pequenos nadarem, mas uma sunga ou um maiô não faz mal pra ninguém, né? Rsrsrsrs.....
- Peças fofas: frases engraçadinhas (como na foto aí em cima), estampas inusitadas (como gravata para meninos e colar para meninas) deixam tudo mais fofo.

Não valeu a pena!!

- Roupas cheias de enfeites: claro que, sendo mãe de menino, não tive muito problema com isso, mas mesmo assim, enfrentei alguns probleminhas. No corpo do bebê, menos é mais. Quanto mais babados, bordados, camadas e enchimentos, mais incomodada fica a criança.
- Roupas com pezinhos: a gente perde muito rápido. Melhor comprar as sem pés e usar com meias quentinhas. O tempo de vida é beeeeem maior.

Amanhã tem mais....

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O soninho da manhã

Vejo muitas mães e pais reclamarem que os bebês acordam cedo demais - sempre por volta das 6h.....e quando pergunto se eles já tentaram esticar um pouco esse sono da manhã, sempre ouço um não.

Daí é hora de contar minha experiência: meu baby sempre acordou entre 5h e 6h. Um dia, percebi que, às 8h, ele já estava cansado e pedindo berço de novo.

Foi quando decidimos fazer uma tentativa: quando ele acordasse cedo, mamaria no escurinho, com tranquilidade e silêncio. Resultado: ele mama praticamente dormindo e volta para o berço, onde fica até mais ou menos às 10h.

Ou seja, não é porque seu baby acordou tão cedo que ele queira despertar. Pode ser apenas fome. Dê o leitinho dele sem despertá-lo e veja como ele responde. ;-)